Meu nome é Juliana e sou fisioterapeuta especialista em Reeducação Funcional da Postura e do Movimento e Mestre em Neurociências e Comportamento. Também sou palhaça de Hospital e amante da arte de simplificar o raciocínio.
Eu queria ser fisioterapeuta desde os 11 anos. Sempre tive muita clareza de que esse era o meu caminho... Mas, quando comecei a aplicar o que tinha aprendido nos anos que passei na faculdade, me deparei com um grande problema.
Meus pacientes nunca melhoravam, ou demoravam muito para ter uma melhora pouco significativa.
Ao final de um tratamento que levava 20 sessões, eles continuavam com a qualidade de vida reduzida.
E isso, me fez questionar se a fisioterapia realmente valia a pena. Foi buscando uma maneira diferente de trabalhar, que eu fiz especializações que me permitiram criar o método que eu uso hoje com todos os meus pacientes... E que faz com que eles tenham a qualidade de vida que tanto desejam.
Eu já atuei como preceptora dos cursos de Reeducação, Gerontologia e Saúde da Mulher na Faculdade de Medicina da USP, sendo supervisora dos ambulatórios de Neurofuncional, Reumatologia, Esporte e Urofuncional, onde inicie minha missão em mostrar como podemos usar mais o cérebro ao nosso favor.
Atualmente atuo no atendimento clínico a pacientes com dores musculoesqueléticas, sou administradora da Clínica Calen e também me dedico a ensinar tudo que aprendi através de aulas e cursos sobre Controle Motor.

Conheça meus cursos exclusivos

Controle Motor aplicado à UROFUNCIONAL
Uma falha muito grande na área da Saúde Pélvica é apenas a olhar para a pelve. É claro que é preciso um conhecimento muito específico da região, conhecendo e entendendo todas as questões da área. Mas, a falha está quando o profissional aprende a olhar só para a pelve!
E o por que isso é uma falha?! Pois, os músculos do assoalho pélvico terão o seu funcionamento e sua ativação dependentes do alinhamento e estabilidade de outras regiões, como tronco, quadril, lombo-pélvica... Isso significa que muitas vezes o tratamento não funcionará se o foco estiver apenas na musculatura da região pélvica. Pois, elas podem ter uma força ótima, mas o corpo não conseguirá ativar caso não haja o alinhamento da pelve durante a marcha, por exemplo.
Além disso, não podemos esquecer que a estabilidade e alinhamento também são dependentes dos ajustes posturais e integração sensorial. Ou seja, muitas vezes não adianta apenas fortalecer assoalho pélvico. Entende?!
Mesmo sendo uma boa profissional e seguindo todos os protocolos, você já deve ter se deparado com a frustração de não conseguir alcançar a melhora da queixa de suas pacientes.
Muitas vezes, o resultado esperado simplesmente não chega ou demora muito tempo, desanimando sua paciente e você também.
Quando usamos conceitos de Controle Motor em nossa prática clínica conseguimos resultados surpreendentes! E é exatamente isso que eu vou te ensinar!
Através da Formação em Controle Motor aplicado à Urofuncional você aprenderá a ter uma visão diferenciada, modificando sua forma de avaliar e tratar suas pacientes e alcançando resultados mais rápidos!
Controle Motor aplicado à ORTOPEDIA
Imagina que você teve algum problema com a compra de um produto... Você vai até a loja para resolver... Com quem você gostaria de conversar, com o vendedor ou com o gerente?!
Provavelmente sua resposta será "o gerente", afinal ele "manda" mais, ou seja, ele tem mais chances de conseguir resolver o seu problema, pois tem mais autonomia para tomada de decisão. Certo?!
Então, por que na hora de resolver os "problemas" do movimento/postura você insiste em conversar com o músculo?! Na nossa analogia o músculo é o vendedor, ele apenas recebe ordens. Quem manda mesmo é o cérebro.
Isso significa que a força, a amplitude, os músculos escolhidos, a ordem (...) do movimento... tudo isso é dependente da programação motora, ou seja, uma decisão direta do cérebro e não do músculo.
Se eu quero mudar uma postura ou movimento, não adianta eu olhar e trabalhar com o músculo, pois ele é apenas a via final do movimento!
Infelizmente sei que não aprendemos a olhar desse jeito, aprendemos apenas a focar em músculo e tendão, mas entender sobre o cérebro, saber sobre controle motor pode fazer muita diferença na sua prática clínica!!
Mesmo sendo um bom profissional e seguindo todos os protocolos, você já deve ter se deparado com a frustração de não conseguir alcançar a melhora da queixa de suas pacientes.
Muitas vezes, o resultado esperado simplesmente não chega ou demora muito tempo, desanimando seu paciente e você também.
Quando usamos conceitos de Controle Motor em nossa prática clínica conseguimos resultados surpreendentes! E é exatamente isso que eu vou te ensinar!
Através da Formação em Controle Motor aplicado à Ortopedia você aprenderá a ter uma visão diferenciada, modificando sua forma de avaliar e tratar seus pacientes e alcançando resultados mais rápidos!
Avaliação Biomecânica - APRIMORANDO O OLHAR
Fazer uma boa avaliação biomecânica é peça chave para o tratamento de nossos pacientes, mas isso exige um olhar treinado para identificar as alterações de movimento. Além disso, também é necessário se aprofundar em conceitos de biomecânica para poder correlacionar os achados na avaliação com a queixa de seu paciente.
Este desenvolvimento exige prática e ter alguém te guiando e direcionando o seu olhar pode acelerar seu aprendizado. Como aprendemos na Formação em Controle Motor cada caso é único, por isso, quanto maior o seu repertório, mais fácil será de identificar as alterações em seus pacientes!
Minhas Alunas

"O curso é simplesmente FUNDAMENTAL para qualquer fisioterapeuta, independente da área de especialização. Sabe aquela insegurança que vez outra bate diante de um paciente com todas as queixas possíveis? E você sabe que, naquela hora, é só você, seu cérebro e o paciente na sua frente e não dá pra chamar sua mãe?! Então, é aí que entra o controle motor nos fazendo usar o cérebro (tanto nosso como do paciente) e chegar no objetivo esperado. O curso vale MUITO a pena. Você passa a raciocinar sobre A PACIENTE e de como ELA funciona. A penas façam!"
Hoje a Tainara trabalha conosco na Clínica Calen
Tainara Rabello

"Foi sensacional e marcou um antes e depois na minha prática profissional! A praticidade e clareza dos conceitos foram incríveis. Acompanhada pelo amor, conhecimento na pélvica e humanização que entrego a cada pessoa, agora realizo intervenções funcionais e integrais, que permitem ao paciente com disfunção pélvica ter um alívio mais rápido, interessado em seu processo, estando mais atento ao movimento do seu corpo, sentindo-se feliz e com esperança por ter encontrado uma luz no fim do túnel, tornando o complexo simples. Fazendo da fisio pélvica uma disciplina de qualidade no meu país (Colômbia)."
Daniela Quintero

"Fiz o curso de Controle Motor aplicado a Urofuncional. O curso é excelente, tendo como base o controle motor, nos capacita a entender melhor, a estratégia motora utilizada pelo paciente que leva à queixa funcional, facilitando assim, traçar uma conduta mais assertiva e mais eficiente, é um diferencial nos atendimentos. E a Juliana é muito didática, as aulas tem vários exemplos práticos, o que facilita a compreensão e o aprendizado. Recomendo o curso!"
Paula Duarte

Simone Matos
"O curso Controle Motor aplicado a Urofuncional foi de grande importância na minha formação, na parte prática, foi um divisor de águas na avaliação e tratamento dos meus pacientes, abriu meu olhar, pensar fora da caixinha. Ter uma avaliação mas direta para uma conduta assertiva , vê resultados positivos em menos tempo. Sou grata a Ju por compartilhar seus conhecimentos e mudar a minha visão em relação a avaliação é ter sido fundamental na evolução tratamento dos meus pacientes."

"O Curso Controle Motor me abriu a mente de uma forma muito positiva. Sou da área da Fisioterapia Pélvica e senti muita diferença na forma de olhar e avaliar meus pacientes. Pude confirmar mais uma vez, na prática, que é impossível dissociar o assoalho pélvico de um corpo visto de forma integral. O curso foi enriquecedor e não tenho dúvidas que assistiria ele novamente para absorver mais e mais a riqueza do seu conteúdo. Obrigada Ju, pela oportunidade!!"
Isabelle Siqueira

"Sou fisioterapeuta e atuo na Fisioterapia em Uroginecolgia e Obstetrícia, fiquei muito satisfeita com o curso de Controle Motor aplicado à Urofuncional, a cada dia mais vemos o quanto é importante ter um amplo conhecimento sobre aquilo que trabalhamos. Fiquei muito surpresa quando soube desse curso, era uma área que eu pouco explorava e diante da necessidade de aprimorar minhas condutas e de obter melhores resultados, optei por fazer o curso com a Juliana Thomé. Achei muito bom todo o contexto, material, a didática da Ju é ótima! É um curso que com certeza vale a pena você fazer."